Por Redação Araçatuba em Foco.                                                                                                         Fotos Damião Brito

Os centros comunitários de Araçatuba, ou pelo menos a maioria deles, tem sido motivo de medo e preocupação para a população dos bairros onde estão instalados. Os locais que no passado eram utilizados pela população como centro de lazer, aulas de várias modalidades de esporte e cultura, locação para festas e etc, hoje não passam de depósitos de lixo e esconderijo para usuários de drogas.

centro comunitário do Jussara


O Araçatuba em Foco visitou alguns prédios, como exemplo o do jardim Jussara, e o que foi visto é de causar espanto.  As paredes estão em ruinas, o prédio está em total abandono, lixo por todos os lados, fezes humanas mostram que o lugar é habitado por pessoas que provavelmente utilizam o espaço para atos ilícitos. Outro prédio visitado foi o do Jardim Atlântico, o local não está no mesmo estado de precariedade do prédio do Jardim Jussara, até por se tratar de um prédio construído recentemente, mas falta manutenção, pintura nas paredes, vidros nas janelas e principalmente limpeza.

A responsabilidade dos centros comunitários é toda das associações de moradores, a prefeitura não pode direcionar verbas para manutenção dos espaços. Até o ano de 2010, a prefeitura fazia repasse de verbas para manutenção dos centros, através do Conselho de Amigos das Associações de Bairro(Conabs), mas as Associações não prestavam contas, e as verbas deixaram de ser repassadas por indicação do Tribunal de Contas. As Associações deveriam desenvolver nos locais, atividades e eventos para arrecadação de fundos a serem utilizados na manutenção.

centro comunitário do Atlântico