A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar a aplicação dos recursos financeiros repassados pela Prefeitura de Araçatuba para a Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba desde o início da pandemia fez uma primeira reunião com a diretoria do hospital no final da manhã desta terça-feira (9/11).

Compareceram à reunião todos os cinco componentes da CPI: os vereadores Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM), Coronel Guimarães (PSL), Evandro Molina (PP) e Nelsinho Bombeiro (PV) e a vereadora Regininha (Avante). O grupo foi recebido pela direção da Santa Casa de Araçatuba, incluindo o diretor técnico Giulio Stanco Coscina Neto, a tesoureira Maria Ionice Vieira Zucon e o administrador Mauro Inácio da Siva.

A Comissão Parlamentar de Inquérito buscou fazer um primeiro contato, levantando algumas informações iniciais sobre o objeto da investigação. Os parlamentares tiraram algumas dúvidas técnicas acerca do processo de aquisição de equipamentos e de medicamentos pelo hospital, o cálculo da média de óbitos em decorrência da Covid-19 e a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid-19.

A direção do hospital se colocou à disposição da comissão parlamentar de inquérito para apresentar documentos, prestações de contas e contratos feitos pela unidade.

Segundo o vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa, os próximos passos da CPI incluem o encaminhamento de ofícios pedindo documentos à secretaria municipal de Saúde, à Santa Casa e ao DRS (Departamento Regional de Saúde).

“É de costume fazer a reunião individualmente e começar a ouvir as pessoas, mas como tem muitas pessoas envolvidas e as denúncias foram em todos os setores, tanto no Judiciário como no CRM e está tudo em julgamento e sendo apurado, nós tomamos conhecimento geral e vamos pedir documentos e analisar o que se deve ser feito e sem denegrir a imagem de ninguém”, comentou o vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa.

A CPI tem o prazo de 90 dias para terminar os trabalhos e apresentar o relatório final, na forma regimental.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/ Fotos: Angelo Cardoso e assessoria da Comissão