A vereadora e médica veterinária Ivânia Soldati recebeu uma denúncia de que um comerciante do centro de Catanduva estava mantendo em local insalubre diversos porquinhos-da-índia, roedores domesticados e que atualmente são populares como animais de estimação em diversos países.
Protetora dos animais há mais de 15 anos, Ivânia acionou a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal. Na primeira visita, feita nesta quarta-feira (12), a vereadora e os guardas municipais tiveram total apoio do proprietário do estabelecimento. Foi nesta visita que tomaram conhecimento que se tratava dos porquinhos-da-índia.
Já nesta quinta-feira (13) eles foram recolhidos e levados para uma clínica veterinária (Zoo Pet Catanduva), que está cuidando dos roedores. O proprietário do estabelecimento, que colaborou com o resgate, disse que comprou um casal de porquinhos-da-índia, porém perdeu o controle da reprodução dos animais. Foram recolhidos do local 87 porquinhos-da-índia.
Ivânia Soldati disse que os animais resgatados são oriundos do Peru. Por ser um animal dócil, o porquinho é bastante procurado como pet. Por estarem chorando muito, durante o dia e durante a noite, vizinhos não sabiam a espécie do animal e procuraram pela vereadora e veterinária.
Segundo a Patrulha Ambiental, o tutor foi orientado sobre a falta de estrutura do local e reconheceu que o espaço estava sujo, sem condições de abrigar os porquinhos. A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Catanduva também esteve no local, visando tomar as medidas cabíveis.
“A alimentação estava misturada com fezes e o local estava insalubre, totalmente desfavorável aos cuidados básicos para manter os porquinhos-da-índia como pets”, explicou a médica veterinária e vereadora Ivânia Soldati.
A Guarda Civil Municipal e a vereadora Ivânia agradeceram o veterinário e amigo Junio Ferreira, da Zoo Pet – Clínica Veterinária e Pet Shop, que está cuidando dos porquinhos-da-índia.
“Eu sempre lembro aos que procuram por pets: não são brinquedos e a família deve unir forças para cuidar, alimentar, limpar, levar no veterinário e dar muito amor e atenção”, completou a médica veterinária de Catanduva.
Denúncias sobre maus tratos ou abandono de animais podem ser feitas no fone gratuito da Guarda Civil Municipal: 153.
Com informações do Portal 018 News
0 Comentários