Da Redação/Richard Silva
Um motorista de 41 anos, que está preso desde o dia 08, por causar fogo em uma extensa área rural na cidade de Araçatuba (SP), foi multado pela Polícia Ambiental em mais de R$ 549 mil. A fiscalização da área foi realizada na última terça-feira (21).
A Policia Militar Ambiental no transcorrer da “Operação Corta Fogo”, em atendimento a 04 focos de queimada, detectados pelo satélite referência (AQUA-M-T), no site do INPE, deslocou-se até a propriedade para averiguar os fatos.
Além das informações identificadas via satélite, funcionários de uma Usina da região também solicitaram apoio da Policia Militar Ambiental.
Em contato com o empregado de uma das fazendas onde ocorreu o fato, ele informou que na tarde do dia 08 setembro, quando realizava seu trabalho no perímetro da propriedade, visualizou uma pessoa conduzindo uma motocicleta. O indivíduo adentrou ao local e ateou fogo no canavial.
O empregado da fazenda conseguiu abordar o homem que estava na motocicleta, porém o suposto autor do delito negou o fato. Diante da situação foi acionado o Policiamento Territorial, onde compareceu no local a viatura de área, encaminhando às partes ao Distrito Policial.
No Plantão Policial de Araçatuba a autoridade de Polícia Judiciária, após tomar conhecimento dos fatos deliberou pela prisão em flagrante delito do envolvido, pelo cometimento do crime capitulado no artigo 250, §1°, inciso II, letra H, do Código Penal, sendo o mesmo, após a audiência de custodia, mantido preso preventivamente.
Diante dos fatos, a policia militar ambiental realizou a fiscalização da degradação ocorrida, constatando que ao todo foram atingidas pelo fogo 11 propriedades distintas, sendo que na esfera administrativa, por haver índicos de materialidade e autoria do incêndio, ficando caracterizado nexo direto entre a conduta do autor e o dano ambiental, foram elaborados 21 Autos de Infração Ambiental, que totalizaram 395,717 hectares de área agropastoris, 12,694 hectares APP em estágio pioneiro, 7,022 hectares de fragmento florestal em estágio inicial e 01 árvore isolada, todos atingidos pelo fogo, resultando em R$ 549.303,50 em multa.


0 Comentários