Foto: Divulgação

Da Redação/Richard Silva

A Polícia Militar informou na manhã de hoje (28), que a policial militar cabo Luana, entrou pra história da Polícia Militar da região, como a primeira mulher a receber o braçal da Força Tática no 2° Batalhão da PM, com sede em Araçatuba (SP). 

A policial iniciou seu estágio em 27/08/21, quando ainda era a soldado Luana. Ela passou por diversas atividades durante o estágio, desde aprender as rotinas administrativas da Companhia. Ela permaneceu na segurança do quartel no dia do mega-assalto a bancos em Araçatuba, na noite do dia 30 de agosto do ano passado. 

A cabo Luana, iniciou o trabalho operacional em setembro do ano passado, quando foi promovida à graduação de cabo e, depois recebeu treinamentos como: doutrina de Força Tática; emprego do policial militar no patrulhamento de Força Tática; abordagem de Força Tática a transeuntes; veículos de 2 e 4 rodas, e busca domiciliar; montagem, desmontagem e manuseio de armas de porte e portáteis, usadas na Instituição (pistola calibre .40, espingarda de calibre 12 e fuzis calibres 556, 762 mm, e, ainda, sobre o uso das Armas de Incapacitação Neuromuscular – armas de “Choque”); transposição de obstáculos, escoltas e condução de viatura;.manuseio e utilização de munições químicas e explosivas; ações de conduta de patrulha e teoria de local de alto risco; apresentação de ocorrência em repartições públicas; lavratura de BOPM e relatórios.

Em 16 de dezembro a cabo Luana foi agraciada com a Láurea de Mérito Pessoal em 4º grau, devido ao seu elevado grau de profissionalismo. Após finalizado o período de estágio, em 26 de janeiro, em solenidade característica, recebeu o braçal de Força Tática, sendo a primeira policial feminina a conseguir tal feito no 2º BPM/I.